Crise econômica e denúncias podem mudar rumos de eleições

Especialista em Marketing diz que conjuntura econômica do país de instabilidade será fator decisivo para eleitor na hora de definir o voto

28 de junho de 2022 às 13:24

Foto: Pixabay

A situação econômica do país interfere diretamente na vida das pessoas e será termômetro importante nas próximas eleições, segundo especialistas em marketing político. Outro item que pode interferir no resultado das urnas é a grande quantidade de denúncias falsas que surgem no período de campanha para tentar manchar a reputação dos candidatos. O tempo para confrontar as informações falsas nem sempre poderá ser o suficiente para amenizar os transtornos causados por esse tipo de ameaça.

Luiz Felipe Gabriel, consultor de empresas especialista em Marketing e CEO do Instituto Verus, afirma que um momento de grande instabilidade no país pode mudar os rumos das eleições e os resultados serem diferentes daqueles estimados pelas pesquisas de intenção de voto hoje. “A incerteza que gera instabilidade, ou infelicidade, é aquela variável incontrolável do mapa de risco, é aquilo que o candidato não esperava que acontecesse e muitas vezes acontece”, pontua.

De acordo com o especialista com 30 anos de experiência em pesquisas de opinião e de mercado, do ponto de vista da nação existem alguns exemplos que podem ser citados como fatores de instabilidade, como o descontrole da inflação e a disparada nos preços dos combustíveis. “Esse sentimento é coletivo, ele representa um grande infortúnio para todos os cidadãos e por isso mesmo pode interferir diretamente no voto já que esse mesmo cidadão insatisfeito vai buscar uma mudança de realidade”, diz.

Denúncias

Luiz Felipe Gabriel aponta a divulgação de denúncias e operações policiais envolvendo o nome de candidatos como outro aspecto capaz de mudar o cenário político do pleito. Do ponto de vista do consultor, se um dos candidatos sofrer algum revés ou vir à tona um fato novo que represente uma grande infelicidade pra ele, isso pode de alguma forma prejudicar ou até mesmo inviabilizar sua eleição, “Costumo comparar a eleição como uma partida de futebol, ou seja, até o apito final do juiz tudo pode mudar”, comenta.

O especialista acrescenta que uma notícia negativa sempre tem grande impacto por atrair mais facilmente a atenção dos veículos de comunicação. “Com ampla divulgação de boatos, ou fake news, até que se apure realmente a veracidade da informação a notícia falsa poderá causar estragos incalculáveis à reputação do político que for vítima desse tipo de evento durante a campanha eleitoral”, comenta.

Tags: , , ,